Ir para o conteúdo

Classe média aluga mais: o boom da locação e a chegada dos fundos ao residencial

Alugar deixou de ser o plano B. Entre 2016 e 2025, o número de domicílios alugados no Brasil saltou 54% — de 12,2 milhões para 18,9 milhões — enquanto o percentual de brasileiros na casa própria recuou seis pontos percentuais, para cerca de 60% (PNAD/IBGE). É uma reestruturação do mercado — e o capital institucional já percebeu: 2026 é o ano em que os grandes fundos pisam de vez no residencial.

O que os dados mostram

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) desenha uma transição silenciosa e consistente:

  • +54% de domicílios alugados em nove anos (12,2 mi → 18,9 mi);
  • casa própria perde ~6 p.p., ainda em torno de 60% do total;
  • a classe média migra para a locação por uma combinação de juros altos, preços de entrada elevados e novas prioridades de mobilidade.

Para quem investe, o recado está no tamanho do fluxo: cada vez mais gente — com renda estável e exigente — precisa de imóvel bem localizado para alugar.

O mercado que os fundos enxergaram

Nos Estados Unidos, os REITs residenciais movimentam entre US$ 650 e 700 bilhões — cerca de 15 vezes todo o mercado brasileiro de FIIs. É essa lacuna que Kinea e Brookfield vão ocupar com o Kinea Plataforma Residencial (KNPL11), plataforma residencial de grande escala inédita no país:

  • R$ 1,9 bilhão em cotas sêniores e mais R$ 800 milhões em subordinadas;
  • 22 projetos e 4,5 mil unidades, com 70% concentrados em São Paulo;
  • rentabilidade esperada de IPCA + 8,75% ao ano;
  • oferta aberta até novembro, restrita a investidores qualificados.

O que muda para o investidor pessoa física

  • Profissionalização da concorrência: fundos exigem escala e gestão — e elevam o padrão de qualidade que o locatário espera. Imóvel mal localizado ou mal cuidado tende a ficar para trás.
  • Renda recorrente em alta: com a demanda por locação crescendo e a Selic em ciclo de queda, a diferença entre o yield do aluguel e o custo de capital vai se fechando.
  • Espaço fora do eixo SP: enquanto os fundos se concentram no eixo Rio–São Paulo, capitais como Porto Alegre seguem com preço de entrada mais acessível e vacância baixa nos bairros consolidados — uma janela para o investidor entrar antes da institucionalização chegar.

Na prática, a tese de renda com locação nunca esteve tão estruturada: demanda ampliada, juros em queda e um mercado de gestão profissional amadurecendo rápido. Já falamos aqui sobre por que os imóveis compactos lideram essa estratégia e sobre o que a queda da Selic muda na conta de quem compra imóvel.

Conclusão

O Brasil está virando um país de locadores e locatários — e o dinheiro grande já posicionou a ficha. Para o investidor pessoa física, a leitura é direta: renda imobiliária saiu do gueto e virou classe de ativo.

Quer montar uma carteira de locação em Porto Alegre? A Conectchê seleciona imóveis com foco em yield e demanda estável. Veja os imóveis à venda em Porto Alegre e fale com um de nossos consultores.

Fontes